Vladimir Tolpygo

Natural de Moscovo, Rússia, o violinista português Vladimir Tolpygo iniciou os seus estudos de Violino com quatro anos de idade, com o professor Serguei Fatkulin. Aos cinco anos emigrou para Portugal, ingressando, em 2001, na classe do professor Serguei Arutyunyan na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (ARTAVE). Estudou entre 2007 e 2012 na Escola Superior de Música e Arte de Representação de Mannheim, na Alemanha, na classe do professor Roman Nodel, tanto ingressando nesta como terminando o curso com a classificação máxima entrando, posteriormente, na Escola Superior de Música de Karlsruhe, iniciando nesta a sua pós-graduação (curso "Konzertexam"), na classe do professor Laurent Albrecht Breuninger.

Já no decorrer dos seus estudos recebeu extensa experiência orquestral, tanto a tutti como em posição de concertino. Para além de orquestras juvenis, teve a oportunidade de trabalhar em orquestras profissionais de renome, entre as quais se destaca a "Radio-Sinfonieorchester Stuttgart des SWR". Desde Maio de 2013, ocupa uma posição permanente na Orquestra da Rádio de Munique ("Münchner Rundfunkorchester", tutti nos 1os violinos) e a partir de Setembro de 2016 começará a trabalhar na Orquestra Filarmónica de Munique, sob a direcção artística do maestro Valeri Gergiev.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian de 2009 a 2012, participando em masterclasses com professores de renome e sendo premiado em vários concursos nacionais e internacionais (1o prémio no concurso “Prémio Jovens Músicos”, 2004 e 2008 – Lisboa, 1º prémio ex-aequo no concurso internacional “Júlio Cardona”, 2005 – Covilhã, 3o prémio ex-aequo no “Concorso Violinistico Internazionale Andrea Postacchini”, 2009 – Fermo, Itália, “16° Concurso de Interpretação do Estoril”, 2014 – Lisboa, entre outros), apresentando-se também a solo com várias orquestras, entre as quais a orquestra Gulbenkian, a orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim e a Orquestra do Algarve.