João Castro

João Castro estudou na Escola Profissional de Música de Espinho e na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (Porto), com os professores Nuno Soares e Zofia Wóycicka. Actualmente frequenta o mestrado na Hochschule für Musik Detmold (Alemanha), na classe de violino do professor Thomas Christian.

Integrou a Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Sinfónica da Esmae e Orquestra Aproarte, colaborando ainda com o Anglo-Portuguese Ensemble (Londres), Jove Orquestra Simfònica de Castelló (Espanha), Orquestra do Norte e Orquestra Gulbenkian. Tem trabalhado com maestros como Jan Zarzycki, Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, Ernst Schell, Vytautas Lukocius, Paul McCreesh, Michal Nesterowicz, Hannu Lintu e Jukka-Pekka Saraste. Participou nas edições do Estágio Gulbenkian para Orquestra de 2014, 2015 e 2016, tendo sido chefe de naipe dos segundos violinos e concertino, sob a direcção da maestrina Joana Carneiro. É membro da Orquestra XXI e da Detmolder Kammerorchester (Detmold).

Em música de câmara tem trabalhado com António Saiote, Ryszard Wóycicki, Xenia Jankovic, Diemut Poppen, Alexander Gebert, Thomas Christian, Peter Orth e Quarteto Auryn. Participou no Harmos Festival 2014 com o grupo “SAREK” (sexteto de cordas) e no Festival Cantabile 2015.

Obteve o 3º prémio no Prémio Jovens Músicos RDP (2009 - Música de Câmara, nível médio) e ganhou o 1º Prémio no “Concurso Auryn 2015” e “Concurso Auryn 2016” (Música de Câmara).

Frequentou cursos de violino com Bartek Niziol, Alexander Trostiansky, Yuri Nasushkin, Sergey Kravchenko, José Paulo Jesus, Tatiana Samouil, Ulla Maija Hallantie, Gerardo Ribeiro, Magdalena Rezler, Gabriel Croitoru e Felix Andrievsky.