Este Verão, em resposta às limitações impostas pela pandemia, a Orquestra XXI decidiu criar um momento alternativo e desafiador no contexto da sua programação. No lugar da habitual digressão por algumas das principais salas de espectáculos do país, a Orquestra desenhou uma série de concertos concebida para um ambiente descontraído e intimista, em espaços abertos e com um repertório ecléctico.

cartaz ccop.jpg

Do programa constaram obras de compositores de referência, incluindo a estreia em Portugal de Radio Rewrite, de Steve Reich. Escrita em 2012, trata-se da primeira obra do compositor americano com inspiração declarada na cultura pop/rock, neste caso reelaborando fragmentos de duas canções da banda britânica Radiohead. O concerto contou ainda com obras de Iannis Xenakis, Giacinto Scelsi e Dai Fujikura — esta última, Abandoned Time, para guitarra eléctrica e ensemble, constituiu também uma estreia nacional.

Os concertos aconteceram no primeiro fim-de-semana de setembro, na 6ª feira dia 4, às 21h30 n’A Gráfica em Setúbal (antigo Armazém de Papéis do Sado), no Sábado dia 5, às 19h no Pátio do GrETUA, em Aveiro, integrado no Festival Aveiro_Síntese, e no Domingo dia 6 às 18h, no Círculo Católico dos Operários do Porto, em parceria com a Lovers&Lollypops. Todos os concertos tiveram lotação esgotada!

Programa

Iannis Xenakis - Rebonds B*
Giacinto Scelsi -
Okanagon
Dai Fujikura -
Abandoned Time **
Steve Reich - Radio Rewrite


Orquestra XXI
*João Carlos Pacheco
percussão
**Nuno Pinto guitarra eléctrica
Dinis Sousa direcção musical