A Grande de Schubert

O regresso da Orquestra XXI é dedicado à Sinfonia n.º 9 de Franz Schubert — a 'Grande' Sinfonia em Dó maior. Originalmente conhecida como ‘A Grande’ para a distinguir da mais curta 6.ª Sinfonia (também ela em Dó Maior), a 9.ª Sinfonia é uma obra de dimensão invulgar e durante muitos anos ignorada por ser demasiado longa e difícil de tocar. Com o passar do tempo, a obra assumiu um papel central na história da música e é hoje considerada uma das mais importantes obras de Schubert, e uma sinfonia-chave no repertório sinfónico.

Representando a primeira incursão da Orquestra XXI no catálogo do compositor austríaco, este programa, com direcção musical de Dinis Sousa, inclui ainda a estreia nacional de Impromptu, de Sofia Gubaidulina, obra escrita por ocasião do bicentenário do nascimento de Schubert. Uma obra para flauta, violino e orquestra de cordas, que referencia e re-interpreta um dos célebres Improvisos para piano, Impromptu terá como solistas a flautista Inês Pinto e o violinista Afonso Fesch.

De forma a assinalar o trágico momento que a Ucrânia está a viver e prestar homenagem ao povo ucraniano, a Orquestra XXI irá abrir os concertos desta digressão com a Elegie de Valentin Silvestrov, um dos mais consagrados compositores ucranianos da actualidade.

A digressão começa no dia 28 de Abril na Sala Suggia da Casa da Música, seguindo pela Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu no dia 29 de Abril e termina no Auditório de Espinho no dia 30 de Abril.

Programa

Valentin Silvestrov - Elegie
Sofia Gubaidulina - Impromptu, para flauta, violino e orquestra de cordas
Franz Schubert - Sinfonia n.º 9 em Dó maior, D. 944 ('A Grande')

Inês Pinto, flauta
Afonso Fesch, violino
Orquestra XXI
Dinis Sousa, direcção musical

(concerto sem intervalo)