Concertos de Natal

Um ano depois do que estava previsto, o ciclo da Oratória de Natal de J. S. Bach chega ao fim, com a apresentação das duas últimas cantatas desta magnífica obra. Iniciado em 2018, este ciclo tem apresentado em cada ano duas cantatas da Oratória, sempre intercaladas com obras instrumentais de outros compositores do período barroco, e dos Responsórios para o Natal, de Duarte Lobo.

Este ano não será excepção, e para além das Partes V e VI da Oratória de Bach, a Orquestra XXI irá apresentar o Concerto Grosso Op. 6 no. 4 de G. F. Händel, e o Coro XXI apresenta os dois últimos Responsórios de Duarte Lobo, sob a direcção do maestro Dinis Sousa. Os solistas na Oratória de Natal, todos membros do Coro XXI, serão a soprano Marta Martins, a mezzo-soprano Beatriz Miranda, os tenores Tiago Oliveira e Rodrigo Carreto, e o barítono Diogo Mendes.

Este ciclo, organizado em parceria com a Direção Regional de Cultura Norte, teve sempre como objectivo contribuir para a dinamização do património religioso e dar continuidade ao objectivo da Orquestra XXI de levar momentos musicais de excelência a um público cada vez mais diverso. Neste último capítulo, contamos com duas estreias: a primeira visita da Orquestra XXI a Arouca, no dia 21 de Dezembro às 21h, e a Torre de Moncorvo, no dia 22 de Dezembro à mesma hora. A digressão termina na Sé do Porto, no dia 23 às 18h. A entrada para todos os concertos é livre, mas limitada à lotação de cada igreja.