Digressão de Verão

A Orquestra XXI regressa este verão com um programa imperdível que irá passar por Alcobaça, no Festival Cistermúsica (23 de Julho), Castelo Branco (Cine-Teatro Avenida, 24 de Julho) e Porto (Casa da Música, 25 de Julho).

A assinalar os 50 anos da morte de Igor Stravinsky, os programas abrem com o seu Concerto em Ré, para orquestra de cordas. Escrita depois do compositor russo se mudar para os Estados Unidos, esta curta e enérgica obra oscila entre o grande virtuosismo e momentos de um lirismo surpreendente. De seguida, a orquestra apresenta o poema sinfónico Siegfried Idyll, de Richard Wagner. Originalmente escrita como um presente de aniversário para a esposa de Richard Wagner, Cosima, depois do nascimento do seu filho Siegfried, esta obra foi estreada na casa de Richard e Cosima, enquanto Cosima acordava, por um pequeno agrupamento reunido por Wagner para a ocasião. Apesar de ter sido pensada como uma peça privada e pessoal, anos mais tarde, por pressões financeiras, Wagner acabou por publicar Siegfried Idyll, e esta tornou-se uma das suas mais célebres obras orquestrais.

A terminar o programa, a Orquestra XXI apresenta a última sinfonia de Mozart, a “Júpiter”. Obra de grande maturidade, é difícil conciliar a ideia de que esta sinfonia foi escrita num momento em que a reputação de Mozart estava tão em baixo, que se pensa que o concerto de estreia desta sinfonia terá sido cancelado por falta de interesse do público. Uma sinfonia cheia de vida, cujo o último andamento em particular não deixa ninguém indiferente, tal é a energia que a música transmite.

Os concertos desta digressão serão dirigidos pelo maestro Dinis Sousa e informações sobre cada concerto e bilheteira estão disponíveis na página Próximos Concertos.

Violinos I
Vladimir Tolpygo
Heloísa Ribeiro
Lia Yeranosyan
Sara Ferreira
Nikita Kuts
Josefina Alcaide
Amélia Pack

Violinos II
Ana do Vale
Catarina Martins
Natália Ribeiro
José Nuno Matias
Catarina Sá Duarte
Leonor Rodrigues

Violas
Ricardo Gaspar
Lourenço Sampaio
José Nunes
Lia Melo
José Miguel Freitas

Violoncelos
Pedro Silva
Inês Paiva
Mariana Taipa
Catarina Nunes
Bernardo Nabais

Contrabaixos
João Seara
Tiago Rocha
José Moreira

Flauta
Beatriz Baião

Oboés
João Miguel Silva
Rafael Sousa

Clarinetes
Vitor Fernandes
Patrícia Sá Duarte

Fagotes
Cândida Nunes
Francisco Soutinho Ventura

Trompas
Ricardo Silva
Pedro Ribeiro

Trompetes
José Pedro Pereira
João Carreiras

Tímpanos
André Camacho