Programa anunciado para a 5ª Digressão

Com o lançamento da Temporada Gulbenkian Música 15/16, que abre mais uma vez com um concerto da Orquestra XXI, anunciamos o programa que a orquestra vai apresentar durante a sua5ª Digressão. Depois de dois anos em que a Orquestra XXI se tem apresentado em várias formações diferentes, abordando o repertório barroco, clássico, sinfónico e música para ensemble, a 5ª Digressão irá reunir em palco o maior número de músicos desde a criação do projecto.

O concerto abre com dois apelativos poemas sinfónicos de Francisco de Lacerda, compositor que, apesar de raramente apresentado em concerto, deixou um conjunto de notáveis peças orquestrais que importa redescobrir. Neste caso, Dans le Clair de Lune e Almourol são duas obras representativas da linguagem do compositor açoreano que viveu e trabalhou em Paris, desenvolvendo uma importante carreira internacional enquanto compositor e maestro.

O clarinetista Horácio Ferreira, membro da Orquestra XXI desde a sua primeira digressão e recentemente nomeado Rising Star da European Concert Halls Organisation (que o levará em digressão pelos mais prestigiados palcos europeus), aparece agora como solista com a orquestra, na estreia nacional da orquestração de Luciano Berio da Primeira Sonata para Clarinete e Piano de Johannes Brahms.

Para concluir o programa, a orquestra tocará uma das obras de referência do repertório sinfónico, a 5ª Sinfonia de Tchaikovsky.

Programa:
F. de Lacerda – Dans le clair de lune; Almourol
J. Brahms (arr. L. Berio) – Sonata nº 1 para clarinete e orquestra, Op. 120
P. I. Tchaikovsky – Sinfonia nº 5 em mi menor, op. 64

Orquestra XXI
Horácio Ferreira, clarinete
Dinis Sousa, direcção musical