Dinis Sousa
Dinis Sousa
Dinis Sousa

Dinis Sousa é maestro titular da Royal Northern Sinfonia desde 2021. Com a RNS, tem dirigido projetos de grande escala, como o ciclo das Sinfonias de Schumann, estreias de compositores de destaque como Cassandra Miller e colaborações com solistas como Vikingur Ólaffson, Sarah Connolly, Steven Isserlis ou Elizabeth Leonskaja. Em 2023, recebeu o Critics’ Circle Young Talent Award do Reino Unido. É fundador e diretor artístico da Orquestra XXI.

Na temporada de 2023/24, fez a sua estreia no Carnegie Hall à frente do Monteverdi Choir e dos English Baroque Soloists, em dois programas com música de Bach e Händel integrados numa digressão pela América do Norte. Estas apresentações seguiram-se à ópera Les Troyens de Berlioz, que Dinis Sousa dirigiu nos festivais de Salzburg, Berlim e nos BBC Proms. «Sousa foi eletrizante em momentos de grandiosidade, drama e intensidade emocional» — The Guardian. Ainda com o Monteverdi Choir e a Orchestre Révolutionnaire et Romantique, dirigiu a integral das Sinfonias de Beethoven e a Missa em Dó maior, numa digressão que foi amplamente elogiada pela crítica internacional, com apresentações em Londres e Paris.

Durante a presente temporada, Dinis Sousa estreia-se com a BBC Symphony Orchestra, Orquestra Sinfónica de Quebec, Filarmónica de Bergen, City of Birmingham Symphony Orchestra e Orquestra Real da Dinamarca, entre outras. Recentemente, tem trabalhado com orquestras como a Royal Concertgebouw Orchestra, Philharmonia Orchestra, Swedish Radio Symphony Orchestra ou a Royal Liverpool Philharmonic. No domínio da ópera, dirigiu O Barbeiro de Sevilha (Nevill Holt Opera), Pelléas et Mélisande (Orquestra XXI) e Così fan tutte (Ópera de Graz e English National Opera).

No dia 10 de junho de 2015, foi condecorado pelo Presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, com o grau de Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique.

geral@orquestraxxi.pt

Com o apoio de: