7ª Digressão "Sonho de Uma Noite de Verão"

A assinalar os 400 anos da morte de Shakespeare, a Orquestra XXI volta a reunir-se em Portugal para a sua 7ª Digressão, centrada no “Sonho de Uma Noite de Verão”. Felix Mendelssohn escreveu uma das suas mais célebres obras para acompanhar a peça de Shakespeare, da qual o actor Ricardo Pereira irá narrar excertos, num concerto que inclui também a Suite do bailado “Pulcinella” de Igor Stravinsky e a peça “Acanto” da jovem compositora portuguesa Andreia Pinto-Correia, que tem desenvolvido um percurso relevante nos Estados Unidos da América.

A Orquestra XXI, que reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro, venceu em 2013 o Prémio FAZ - Ideias de Origem Portuguesa da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a Cotec Portugal e tem-se apresentado nos mais prestigiados palcos portugueses, recolhendo grandes elogios da crítica especializada. Pela primeira vez, o projecto alarga-se também a cantores, com a criação de um coro de câmara formado por cantoras portuguesas também residentes no estrangeiro.

Esta digressão irá contar com a estreia da orquestra em duas cidades, no Theatro Circo em Braga (no dia 1 de Setembro) e no recém-aberto Convento São Francisco em Coimbra (no dia 3 de Setembro) para além do regresso aos palcos da Casa da Música no Porto (1 de Setembro) e da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, onde termina a digressão (4 de Setembro).

Programa
Orquestra XXI
Coro de Câmara
Ricardo Pereira
Narrador
Dinis Sousa Direcção Musical

Andreia Pinto-Correia Acanto
Igor Stravinsky Suite “Pulcinella”
Felix Mendelssohn Sonho de Uma Noite de Verã