Orquestra XXI vence o Prémio FAZ-IOP
/Foi com uma enorme alegria que, no dia 6 de Junho, recebemos a notícia de que o projecto da Orquestra XXI foi o vencedor do 1º Prémio do concurso Ideias de Origem Portuguesa promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da iniciativa FAZ realizada em parceria com a Cotec Portugal.
Na 2ª edição deste concurso, dos mais de 70 projectos que foram propostos, o júri seleccionou 10 finalistas que foram convidados pela Fundação Calouste Gulbenkian a participar numa formação intensiva em Empreendedorismo Social, promovida pelo IES (link). Estes 3 dias viriam a concluir com uma apresentação final ao júri que depois escolheria os projectos vencedores. Não podemos senão estar satisfeitos quando, de entre os vários candidatos com propostas muito meritórias, foi um projecto de música e de músicos que foi distinguido com este prémio de empreendedorismo social.
Agradecemos a todos quantos nos apoiaram e acreditaram na nossa ideia. Agradecemos à Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), pelo inestimável apoio que tem dado ao país, sem o qual não haveria músicos do nível dos que hoje integram o projecto da Orquestra XXI. Agradecemos muito especialmente ao Departamento de Desenvolvimento Humano da FCG pelo apoio continuado que tem dado ao projecto. Agradecemos ainda aos formadores do IES, que nos incentivaram a dar o nosso melhor, e às equipas dos restantes projectos que mantiveram um saudável espírito de empenhada partilha.