A 6ª Digressão da Orquestra XXI terminou no Sábado passado com a estreia da orquestra nos Dias da Música em Belém.

O tema dos Dias da Música deste ano era a "Volta ao Mundo em 80 concertos" e a Orquestra XXI propôs uma viagem à Escócia através da música de Felix Mendelssohn, apresentando a sua abertura "As Hébridas" e a sua 3ª Sinfonia "Escocesa", recebendo uma ovação em pé da numerosa plateia.

Antes deste concerto em Lisboa, a Orquestra XXI tinha-se já apresentado no Cine-Teatro de Alcobaça e no Festival de Música da Primavera de Viseu, onde o programa incluiu também uma suite da ópera "Les Boréades" de Jean-Philippe Rameau. Foi também uma estreia para a orquestra, que não tinha ainda explorado a música do barroco francês mas, a julgar pela reacção dos músicos e do público, será repertório a revisitar!

O concerto dos Dias da Música foi gravado pela Antena 2 e pela RTP e será transmitido na televisão numa data a anunciar. Entretanto, para quem não esteve presente, deixamos aqui um excerto da gravação! Muito obrigado a todos os que estiveram presentes nos concertos, a Orquestra XXI volta no início de Setembro e iremos anunciar o programa já no próximo mês!

Programa

F. Mendelssohn Abertura "As Hébridas"
J. P. Rameau Suite de “Les Boréades”
F. Mendelssohn Sinfonia nº 3 “Escocesa”

Fotografias (c) Tiago Silva