Vaga para Direcção Executiva

Orquestra XXI procura Director/a Executivo/a

Criada em 2013, a Orquestra XXI é um projecto que reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro, hoje visto como uma referência no panorama artístico nacional. No rescaldo do seu 10.º aniversário — que marcou uma nova etapa no trajecto do agrupamento —, a Orquestra XXI está a recrutar um/a Director/a Executivo/a que complemente a sua equipa de gestão, nesta fase de crescimento.

Mais informações sobre o processo de candidaturas neste documento.

As candidaturas encerram no dia 22 de Abril de 2024.

10 anos

2023 é o ano do 10º aniversário da Orquestra XXI e, para assinalar este momento, escolhemos um programa especial. A orquestra irá apresentar-se em digressão com a 5ª Sinfonia de Gustav Mahler, abrindo os concertos com a obra Entropia da compositora luso-espanhola Inés Badalo.

A digressão de concertos começa na Casa da Música no dia 26 de Julho, seguindo para Alcobaça no dia 27, num concerto integrado no Festival Cistermúsica. No sábado dia 29, a Orquestra XXI regressa ao Festival Internacional de Música de Marvão, para um concerto nas Ruínas de Ammaia, terminando a digressão no dia 30 de Julho no Centro Cultural de Belém. A Orquestra XXI será dirigida pelo maestro fundador do projecto, Dinis Sousa.

Estes concertos contam com o apoio da Fundação la Caixa/BPI, Fundação Calouste Gulbenkian e Égide.




Gran Partita

Em Abril, a Orquestra XXI abre a sua temporada de concertos com uma digressão dedicada à ‘Gran Partita’ de Mozart. Num programa de tributo a uma das grandes figuras da história da música, e centrado na música escrita para instrumentos de sopro, a Orquestra XXI fará ainda a estreia nacional de ‘Serenade in homage to Mozart’, de Jonathan Harvey.

Como já vem sendo habitual, a digressão irá passar pelo Festival Música da Primavera de Viseu (21 de Abril, 21h), que tem acolhido a Orquestra XXI regularmente nos últimos anos, seguindo depois para a Sé de Braga (22 de Abril, 21h30), terminando no Salão Árabe do Palácio da Bolsa (23 de Abril, 19h30). Mais informações sobre bilhetes disponíveis nas páginas de cada concerto.

Juntem-se a nós!



Pélleas et Mélisande

Uma floresta num reino distante. Uma mulher perdida, com um passado misterioso, que se envolve numa história de amor tão intensa quanto proibida. Numa coprodução com o Centro Cultural de Belém, a Orquestra XXI estreia-se no domínio da ópera com uma versão semi-encenada de Pelléas et Mélisande, de Claude Debussy, sob a direção de Dinis Sousa. Esta obra-prima do repertório operático, raramente apresentada em palco, será encenada por Kristiina Helin, com um elenco de exceção que inclui André Baleiro e Susana Gaspar nos papéis principais, para além de Stephan Loges no papel de Golaud, Elodie Méchain a interpretar a sua mãe Geneviève e Patrick Bolleire como Rei Arkel. As récitas acontecerão nos dias 7 e 9 de Outubro, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.

Orquestra XXI
Dinis Sousa,
direcção musical
Kristiina Helin,
encenação, desenho cénico, vídeo e figurinos

Mélisande Susana Gaspar
Pélléas André Baleiro
Goulaud Stephan Loges
Yniold Raquel Camarinha
Genevieve Élodie Méchain
Arkel Patrick Bolleire
Médico Nuno Dias
Pastor Luís Pereira

mais informações e bilhetes disponíveis através deste link


A Grande de Schubert

O regresso da Orquestra XXI é dedicado à Sinfonia n.º 9 de Franz Schubert — a 'Grande' Sinfonia em Dó maior. Originalmente conhecida como ‘A Grande’ para a distinguir da mais curta 6.ª Sinfonia (também ela em Dó Maior), a 9.ª Sinfonia é uma obra de dimensão invulgar e durante muitos anos ignorada por ser demasiado longa e difícil de tocar. Com o passar do tempo, a obra assumiu um papel central na história da música e é hoje considerada uma das mais importantes obras de Schubert, e uma sinfonia-chave no repertório sinfónico.

Representando a primeira incursão da Orquestra XXI no catálogo do compositor austríaco, este programa, com direcção musical de Dinis Sousa, inclui ainda a estreia nacional de Impromptu, de Sofia Gubaidulina, obra escrita por ocasião do bicentenário do nascimento de Schubert. Uma obra para flauta, violino e orquestra de cordas, que referencia e re-interpreta um dos célebres Improvisos para piano, Impromptu terá como solistas a flautista Inês Pinto e o violinista Afonso Fesch.

De forma a assinalar o trágico momento que a Ucrânia está a viver e prestar homenagem ao povo ucraniano, a Orquestra XXI irá abrir os concertos desta digressão com a Elegie de Valentin Silvestrov, um dos mais consagrados compositores ucranianos da actualidade.

A digressão começa no dia 28 de Abril na Sala Suggia da Casa da Música, seguindo pela Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu no dia 29 de Abril e termina no Auditório de Espinho no dia 30 de Abril.

Programa

Valentin Silvestrov - Elegie
Sofia Gubaidulina - Impromptu, para flauta, violino e orquestra de cordas
Franz Schubert - Sinfonia n.º 9 em Dó maior, D. 944 ('A Grande')

Inês Pinto, flauta
Afonso Fesch, violino
Orquestra XXI
Dinis Sousa, direcção musical

(concerto sem intervalo)

Concertos de Natal

Um ano depois do que estava previsto, o ciclo da Oratória de Natal de J. S. Bach chega ao fim, com a apresentação das duas últimas cantatas desta magnífica obra. Iniciado em 2018, este ciclo tem apresentado em cada ano duas cantatas da Oratória, sempre intercaladas com obras instrumentais de outros compositores do período barroco, e dos Responsórios para o Natal, de Duarte Lobo.

Este ano não será excepção, e para além das Partes V e VI da Oratória de Bach, a Orquestra XXI irá apresentar o Concerto Grosso Op. 6 no. 4 de G. F. Händel, e o Coro XXI apresenta os dois últimos Responsórios de Duarte Lobo, sob a direcção do maestro Dinis Sousa. Os solistas na Oratória de Natal, todos membros do Coro XXI, serão a soprano Marta Martins, a mezzo-soprano Beatriz Miranda, os tenores Tiago Oliveira e Rodrigo Carreto, e o barítono Diogo Mendes.

Este ciclo, organizado em parceria com a Direção Regional de Cultura Norte, teve sempre como objectivo contribuir para a dinamização do património religioso e dar continuidade ao objectivo da Orquestra XXI de levar momentos musicais de excelência a um público cada vez mais diverso. Neste último capítulo, contamos com duas estreias: a primeira visita da Orquestra XXI a Arouca, no dia 21 de Dezembro às 21h, e a Torre de Moncorvo, no dia 22 de Dezembro à mesma hora. A digressão termina na Sé do Porto, no dia 23 às 18h. A entrada para todos os concertos é livre, mas limitada à lotação de cada igreja.


FOLK SONGS

No último fim-de-semana de Outubro, a Orquestra XXI regressa aos palcos com FOLK SONGS, a segunda edição da sua série de concertos informais, pensada para espaços intimistas e dirigida a um público ecléctico. O programa centrar-se-á na obra homónima de Luciano Berio, uma colecção de canções tradicionais de diversos países, transcritas e reelaboradas pelo compositor italiano para voz e ensemble. A acompanhar este ciclo, a Orquestra XXI, sob direcção de Dinis Sousa, interpretará ainda peças de autores-chave do repertório contemporâneo, como Tristan Murail, Franco Donatoni ou Karlheinz Stockhausen. As intervenções a solo ficarão a cargo de Frederica Vieira Campos (harpa), Agostinho Sequeira (percussão) e Helena Ressurreição (mezzo-soprano).

Digressão de Verão

A Orquestra XXI regressa este verão com um programa imperdível que irá passar por Alcobaça, no Festival Cistermúsica (23 de Julho), Castelo Branco (Cine-Teatro Avenida, 24 de Julho) e Porto (Casa da Música, 25 de Julho).

A assinalar os 50 anos da morte de Igor Stravinsky, os programas abrem com o seu Concerto em Ré, para orquestra de cordas. Escrita depois do compositor russo se mudar para os Estados Unidos, esta curta e enérgica obra oscila entre o grande virtuosismo e momentos de um lirismo surpreendente. De seguida, a orquestra apresenta o poema sinfónico Siegfried Idyll, de Richard Wagner. Originalmente escrita como um presente de aniversário para a esposa de Richard Wagner, Cosima, depois do nascimento do seu filho Siegfried, esta obra foi estreada na casa de Richard e Cosima, enquanto Cosima acordava, por um pequeno agrupamento reunido por Wagner para a ocasião. Apesar de ter sido pensada como uma peça privada e pessoal, anos mais tarde, por pressões financeiras, Wagner acabou por publicar Siegfried Idyll, e esta tornou-se uma das suas mais célebres obras orquestrais.

A terminar o programa, a Orquestra XXI apresenta a última sinfonia de Mozart, a “Júpiter”. Obra de grande maturidade, é difícil conciliar a ideia de que esta sinfonia foi escrita num momento em que a reputação de Mozart estava tão em baixo, que se pensa que o concerto de estreia desta sinfonia terá sido cancelado por falta de interesse do público. Uma sinfonia cheia de vida, cujo o último andamento em particular não deixa ninguém indiferente, tal é a energia que a música transmite.

Os concertos desta digressão serão dirigidos pelo maestro Dinis Sousa e informações sobre cada concerto e bilheteira estão disponíveis na página Próximos Concertos.

Violinos I
Vladimir Tolpygo
Heloísa Ribeiro
Lia Yeranosyan
Sara Ferreira
Nikita Kuts
Josefina Alcaide
Amélia Pack

Violinos II
Ana do Vale
Catarina Martins
Natália Ribeiro
José Nuno Matias
Catarina Sá Duarte
Leonor Rodrigues

Violas
Ricardo Gaspar
Lourenço Sampaio
José Nunes
Lia Melo
José Miguel Freitas

Violoncelos
Pedro Silva
Inês Paiva
Mariana Taipa
Catarina Nunes
Bernardo Nabais

Contrabaixos
João Seara
Tiago Rocha
José Moreira

Flauta
Beatriz Baião

Oboés
João Miguel Silva
Rafael Sousa

Clarinetes
Vitor Fernandes
Patrícia Sá Duarte

Fagotes
Cândida Nunes
Francisco Soutinho Ventura

Trompas
Ricardo Silva
Pedro Ribeiro

Trompetes
José Pedro Pereira
João Carreiras

Tímpanos
André Camacho

Freitas Branco, Dvořák e Shostakovich

Neste mês de Abril, a Orquestra XXI regressa aos palcos com um concerto integralmente desenhado para orquestra de cordas. Do programa constam a Serenata em Mi maior Op. 22, de Antonín Dvořák, uma das peças orquestrais mais celebradas do arquivo do compositor, acompanhada da Sinfonia de Câmara em Dó menor Op. 110a, de Dmitri Shostakovich, também ela obra incontornável do repertório para formação de cordas alargada. A abrir o concerto, e respondendo àquele que é também um dos seus desígnios assumidos, a Orquestra XXI revisitará ainda o legado de Luís de Freitas Branco, autor maior da primeira metade do século XX em Portugal, interpretando Duas Melodias, Op. 5. A direcção musical do programa estará a cargo do violinista Vladimir Tolpygo, membro da Orquestra Filarmónica de Munique e que, desde 2015, se apresenta regularmente com a Orquestra XXI.

Concertos de Natal 2020

Neste ano atípico, a Orquestra XXI volta a reunir-se para os já habituais Concertos de Natal. Atendendo às restrições impostas, suspendemos o ciclo da Oratória de Natal para apresentar um programa mais intimista, sem coro, com um elenco extraordinário de cantores portugueses e exclusivamente em streaming.

Juntamente com a Orquestra XXI, Ana Quintans, Cátia Moreso, Fernando Guimarães e Hugo Oliveira irão interpretar duas belíssimas cantatas que J. S. Bach escreveu para o Natal, sob a direcção do maestro Dinis Sousa. O concerto abre com “Pastoral para o Santíssimo Natal” de Giuseppe Torelli, e o Concerto Grosso Op. 6 no. 9 de G. F. Händel completa um programa natalício que será transmitido na página de Facebook da Orquestra XXI no dia 20 de Setembro, às 18h, em directo do Mosteiro de Leça do Balio. Na véspera, o mesmo programa será apresentado no âmbito do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, também transmitido pelos meios de comunicação do festival, às 19h.

Programa
Giuseppe Torelli
‘Pastorale per el santisimo Natale’ - Concerto Grosso Op. 8, nº 6
Johann Sebastian Bach Cantata BWV 57 'Selig ist der Mann'
Georg Friedrich Händel Concerto Grosso Op. 6, no. 9
Johann Sebastian Bach Cantata BWV 151 'Süßer Trost, mein Jesus kömmt'


Orquestra XXI
Ana Quintans soprano
Cátia Moreso mezzo-soprano
Fernando Guimarães tenor
Hugo Oliveira barítono
Dinis Sousa direcção musical

Concertos de Verão: estreia de Radio Rewrite

Steve Reich

Steve Reich

Este Verão, em resposta às limitações impostas pela pandemia, a Orquestra XXI decidiu criar um momento alternativo e desafiador no contexto da sua programação. No lugar da habitual digressão por algumas das principais salas de espectáculos do país, a Orquestra desenhou uma série de concertos concebida para um ambiente descontraído e intimista, em espaços abertos​ e​ com um ​repertório ecléctico​.​

Do programa constam obras de compositores de referência, incluindo a estreia em Portugal de Radio Rewrite, de Steve Reich. Escrita em 2012, trata-se da primeira obra do compositor americano com inspiração declarada na cultura pop/rock, neste caso reelaborando fragmentos de duas canções da banda britânica Radiohead. O concerto contará ainda com obras de Iannis Xenakis, Giacinto Scelsi e Dai Fujikura — esta última, Abandoned Time, para guitarra eléctrica e ensemble, constitui também uma estreia nacional.

Os concertos vão acontecer já no primeiro fim-de-semana de setembro, na 6ª feira dia 4, às 21h30 n’A Gráfica em Setúbal (antigos Armazéns Papéis do Sado), no Sábado dia 5, às 19h no Pátio do GrETUA, em Aveiro, integrado no Festival Aveiro_Síntese, e no Domingo dia 6 às 18h, no Círculo Católico dos Operários do Porto, em parceria com a Lovers&Lollypops.​ Os bilhetes já se encontram à venda e a lotação é bastante limitada, por isso recomendamos a compra atempada de bilhetes!

Programa

I. Xenakis - Rebonds B*
G. Scelsi -
Okanagon
D. Fujikura -
Abandoned Time **
S. Reich - Radio Rewrite


Orquestra XXI
*João Carlos Pacheco
percussão
**Nuno Pinto guitarra eléctrica
Dinis Sousa direcção musical

Streaming: Seara/Shostakovich/Brahms

Juntem-se a nós no próximo Domingo (26 de Abril) às 18h para a transmissão do nosso último concerto no CCB!

Na impossibilidade de reunir a Orquestra XXI, e no dia em que contávamos terminar mais uma digressão, iremos transmitir a gravação do nosso último concerto no Centro Cultural de Belém. Este concerto foi gravado no dia 8 de Setembro de 2019 e conta com a participação do violoncelista Pavel Gomziakov a interpretar o 1º Concerto de Shostakovich, para além da peça "Tua lágrima em mim" de Ana Seara e da célebre 4ª Sinfonia de Brahms.

O concerto foi aclamado pela crítica, com o Jornal Público a destacar "a actuação magnífica de Pavel Gomziakov, numa interpretação extraordinária e pessoal" e a "Orquestra XXI, muito bem dirigida por Dinis Sousa, sobretudo na construção dinâmica da obra [4ª Sinfonia de Brahms], com um belíssimo segundo andamento e um grande rigor na articulação do terceiro".

O concerto será transmitido no nosso canal de YouTube às 18h do dia 26 de Abril (Domingo) e ficará disponível durante uma semana.

Programa
Ana Seara - Tua lágrima em mim
D. Shostakovich - Concerto para Violoncelo e Orquestra nº 1
J. Brahms - Sinfonia nº 4

Orquestra XXI
Pavel Gomziakov, violoncelo
Dinis Sousa, direcção musical

Streaming: 26 de Abril, 18h
Ana Seara-Tua lágrima em mim/Shostakovich-1º Concerto para violoncelo/Brahms-4ª Sinfonia
Pavel Gomziakov, violoncelo/Dinis Sousa, direcção musical

Concertos de Natal

ORQ XXI - BANENR Dezembro 2019 v2-02.png

Depois do grande sucesso dos concertos de Natal do ano passado, o Coro e Orquestra XXI regressam à Oratória de Natal de Bach, para continuar o seu percurso ao longo desta importante obra natalícia. Entre os dias 20 e 22 de Dezembro, o Coro e Orquestra XXI apresentam as terceira e quarta partes desta Oratória, para além de alguns Responsórios para o Natal de Duarte Lobo e do Concerto Grosso Op. 6 No. 6 de Handel. Em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte, os concertos terão lugar na Sé de Lamego (dia 21, às 21h30), no Mosteiro de Tibães em Braga (dia 21, 18h) e na Igreja do Mosteiro de S. Bento da Vitória no Porto (dia 22, 17h). Os solistas Marta Martins, Helena Ressurreição, Tiago Oliveira e Hugo Oliveira interpretarão os vários papéis na Oratória de Bach e os concertos serão dirigidos pelo maestro Dinis Sousa.

Todos os concertos são de entrada livre!

Programa
J. S. Bach Oratória de Natal, BWV 248: Parte III
D. Lobo Responsórios para o Natal (selecção)
G. F. Handel Concerto Grosso Op. 6 No. 6
J. S. Bach Oratória de Natal, BWV 248: Parte IV

Coro e Orquestra XXI
Marta Martins soprano
Helena Ressurreição mezzo-soprano
Tiago Oliveira tenor
Hugo Oliveira barítono
Dinis Sousa direcção musical

Seara - Shostakovich - Brahms

Pavel-Gomziakov-©-Jean-Baptiste-Millot.jpg

A Orquestra XXI regressa aos palcos portugueses no final do Verão, sob a direcção do maestro Dinis Sousa e, desta vez, com o extraordinário violoncelista Pavel Gomziakov a interpretar o Primeiro Concerto de Shostakovich, um dos mais emblemáticos e desafiantes do repertório para violoncelo.

O programa abre com uma peça premiada da compositora Ana Seara, que se tem destacado entre a nova geração de compositores em Portugal, e termina com a última sinfonia de Brahms, exemplo perfeito do génio inexcedível do compositor alemão e uma das mais importantes sinfonias de todo o repertório sinfónico. Esta digressão começa no dia 5 de Setembro na Casa da Música, seguindo para Cabeceiras de Basto no dia 6, Oliveira do Bairro no dia 7, terminando no Centro Cultural de Belém no dia 8 de Setembro.

Esta digressão é dedicada ao oboísta Samuel Bastos, membro fundador da Orquestra XXI que nos deixou tão prematuramente em Maio.

Programa
Ana Seara - Tua lágrima em mim
D. Shostakovich - Concerto para Violoncelo e Orquestra nº 1
J. Brahms - Sinfonia nº 4

Orquestra XXI
Pavel Gomziakov, violoncelo
Dinis Sousa, direcção musical

Samuel Bastos

Foi com uma enorme tristeza que recebemos a notícia de que faleceu o nosso querido oboísta Samuel Bastos. Membro fundador da Orquestra XXI, o Samuel foi desde o primeiro momento um dos pilares deste projecto e a sua partida tão precoce deixa um vazio nos corações de todos os que se cruzaram com ele e na nossa orquestra.

Nestes dias de profunda tristeza lembramos a sua energia contagiante, o profissionalismo sem limites, a sua boa-disposição e os truques de magia que animaram tantos jantares e viagens de autocarro e, acima de tudo, a beleza e pureza da sua música, que ao longo dos anos sensibilizaram tanta gente. Com ele, vai um pouco de todos nós e é-nos impossível imaginar esta orquestra sem ele. Ficam memórias de momentos extraordinários que o Samuel nos proporcionou, musicais e emocionais, e um sentido de agradecimento por termos tido a sorte de o conhecer. Até sempre, querido Samu!


It was with great sadness that we learnt that our dear oboist Samuel Bastos has passed away. A founding member of Orquestra XXI, Samuel was from the very first moment one of the pillars of this project, and his sudden departure leaves a void in everybody’s hearts, and in our orchestra.

In these moments of profound sadness, we remember his infectious energy, the boundless professionalism, his good spirits and the magic tricks that enlivened so many dinners and bus trips and, above all, his beautiful and pure music-making. With him, goes a bit of every one of us and it’s impossible to imagine our orchestra without him. We’ll treasure the memories from extraordinary moments that Samuel gave us, both musically and emotionally, and we can’t help but feeling grateful for the chance of having met him. May his spirit remain with us, always.

021_concerto orquestra XXI_BS_.jpg

Romeu e Julieta

A Orquestra XXI regressa em Abril para apresentar o seu mais ambicioso programa até à data - a Sinfonia Dramática Romeu e Julieta de Hector Berlioz, no ano em que se assinalam os 150 anos da morte do compositor francês. Com concertos no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu (25 de Abril) e nos Dias da Música em Belém (27 de Abril), a Orquestra irá contar com a colaboração do Coro Sinfónico LisboaCantat e de um elenco verdadeiramente internacional, com a mezzo-soprano Anna Stéphany, o tenor João Pedro Cabral e o baixo-barítono Stephan Loges, sob a direcção do maestro Dinis Sousa. Mais informações sobre a digressão aqui.

article-0-11ABA47F000005DC-724_634x926.jpg

Concertos de Natal

Este ano, o Coro e Orquestra XXI apresentam-se pela primeira vez em digressão em Dezembro, com um programa inteiramente preenchido com obras escritas para o Natal. Desenvolvido em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte, estes Concertos de Natal irão passar pelo Convento de São Salvador de Vilar de Frades (Barcelos), pela Sé de Vila Real e pela Igreja dos Clérigos (Porto), nos dias 21, 22 e 23 de Dezembro, respectivamente. O programa é centrado na Oratória de Natal de J. S. Bach, da qual serão apresentadas as duas primeiras cantatas, para além de alguns dos Responsórios para o Natal de Duarte Lobo e do Concerto Grosso para a noite de Natal de A. Corelli.

Todos os concertos são de entrada livre.

banner Dezembro 2018-01.png

Programa
J. S. Bach Oratória de Natal, BWV 248: Parte I
D. Lobo Responsórios para o Natal (selecção)
A. Corelli Concerto Grosso Op. 6 No. 8 "Para a Noite de Natal"
J. S. Bach Oratória de Natal, BWV 248: Parte II

Coro e Orquestra XXI
Sara Moreira Marques soprano
Helena Ressurreição alto
João Terleira tenor
Diogo Mendes baixo
Dinis Sousa direcção musical

Quintetos para o Quinto Aniversário

Ao longo desta temporada, para celebrar o seu 5º aniversário, a Orquestra XXI apresenta um conjunto de recitais de música de câmara com músicos que têm integrado o projecto desde a sua criação. Ao longo da temporada, vários quintetos diferentes irão apresentar algumas obras-primas do repertório de música de câmara, algumas raramente apresentadas em Portugal, interpretadas por alguns dos mais destacados jovens intérpretes portugueses da actualidade.

Desenvolvido em parceria com o programa 23 Milhas da Câmara Municipal de Ílhavo, este ciclo de concertos irá ter uma presença regular no Teatro da Vista Alegre, para além de aparecer noutras localidades a anunciar ao longo do ano.

O ciclo arranca já este mês, com dois concertos centrados no Quinteto para Clarinete e Cordas de Mozart, em Santa Comba Dão e Ílhavo! Em Dezembro, também em Ílhavo e no Porto, teremos concertos centrados no Quinteto para Piano e Cordas de Shostakovich!

43009684_935983113276269_6938212606591107072_n.png

5º Aniversário

A celebrar o seu 5º aniversário, a Orquestra XXI regressa aos palcos portugueses com quatro distintos solistas que têm integrado o projecto nestes cinco anos. A flautista Adriana Ferreira, o oboísta Samuel Bastos, o trompista Ricardo Silva e o fagotista Virgílio Oliveira juntam-se para interpretar a Sinfonia Concertante de Mozart. Antes disso, as cordas da Orquestra XXI apresentam uma obra emblemática de Ligeti, terminando o concerto com a genial 7ª Sinfonia de Beethoven, sob a direcção do maestro Dinis Sousa. Esta digressão passará pelo Porto, Cabeceiras de Basto, Ílhavo e Lisboa, entre os dias 6 e 9 de Setembro.

Mais informações na página da digressão.

10ª Digressão anunciada!

Para a sua 10ª Digressão, a Orquestra XXI junta-se ao Coro Gulbenkian e a um conjunto internacional de solistas para apresentarem uma obra-prima do romantismo raramente ouvida em Portugal. A oratória “Das Paradies und die Peri” de Robert Schumann, para orquestra, coro e vários solistas conta a história de uma criatura, Peri, que depois de expulsa do Paraíso, tenta reconquistar o seu lugar procurando na Terra o presente mais querido dos deuses.

A digressão começa no dia 27 de Abril em Viseu, num concerto integrado no Festival Internacional de Música da Primavera, seguindo depois para Coimbra, no dia 28, com o regresso da Orquestra XXI ao Convento S. Francisco. O último concerto será em Lisboa, no dia 29 no Centro Cultural de Belém, marcando o encerramento dos Dias da Música em Belém. A soprano Sónia Grané canta o papel de Peri, a quem se junta um quarteto de solistas constituído pela soprano Leonor Amaral, a mezzo-soprano Anna Harvey, o tenor James Gilchrist e o barítono Diogo Mendes, que se apresentam em vários papéis ao longo da obra. Os concertos serão dirigidos pelo maestro Dinis Sousa.

Mais informações disponíveis na página da digressão.