Ana Catarina Costa

Flauta | Haia

Ana Catarina Costa (Aveiro, 1984) iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos na AIRA - Banda de Angeja. Ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, na classe da Prof. Ana Maria Ribeiro, o qual terminou em 2003, com a classificação de 20 valores. Prosseguiu os estudos na Musik-Akademie der Stadt Basel (Suíça), com Félix Renggli  e, mais tarde, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, com Eduardo Lucena, Paulo Barros e Ana Raquel Lima. Em 2012, integrou a classe do Professor Nuno Ivo Cruz, no Mestrado em Performance da Escola Superior de Música de Lisboa.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Nuno Inácio, Vasco Gouveia, Patrick Gallois, Aurèle Nicolet, Michel Debost, Trevor Wye, William Bennett e Jacques Zoon. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2004 e 2008.
Foi galardoada com o 1º Prémio no Concurso de Interpretação da Costa do Estoril (2002), 1º Prémio no 8ª edição do Prémio Jovens Músicos (PJM)– solista, nível superior (2004), 1º Prémio do Concurso de Música de Terras de La-Salette (2006), 1º Prémio PJM (música de câmara, nível superior) com o Trio Polyhymnia (2006) e o 3º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (2007). Foi também distinguida com a Salva de Honra do Município de Albergaria-a-Velha (2004).
Tem colaborado com diversas orquestras, entre as quais a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra do Norte, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Jazz de Matosinhos, International Mahler Orchestra, tendo trabalhado, entre outros, com António Saiote, Pedro Carneiro, Pedro Neves, Joana Carneiro, Jan Cober, Julia Jones, Jonathan Stockhammer, Peter Rundel, Christoph König, Maria Schneider e Josep Pons. Em 2003 foi admitida da Escola de Verão da Orquestra de Jovens da União Europeia, tendo a honra de trabalhar com Vladimir Ashkenazy.
Apresentou-se a solo com a Orquestra de Câmara de Cascais e com a Orquestra Gulbenkian. Com o Trio Polyhymnia (Jan Wierzba-piano e Michal Kiska - violoncelo), gravou para a RDP-Antena2 e apresentou-se no Festival de Música da Póvoa de Varzim, Festival do Estoril, Auditório de FEUP e no Ciclo de Concertos da Faculdade de Direito do Porto.
Integra o Coral Voz Nua, sob a direcção da Maestrina Aoife Hiney. Frequenta o Curso de Formação de Animadores Musicais da Casa da Música, tendo, no âmbito desse projecto, desenvolvido trabalho de intervenção na comunidade.
Recentemente, foi admitida como mestranda no Real Conservatório de Haia, na classe do Professor Jeroen Bron.